Ilustração interior _ Almas de Fogo

Ilustração interior _ Almas de Fogo

visado

St.Esteban de Gormaz _Espanha

St.Esteban de Gormaz  _Espanha

sábado, 20 de março de 2010

declinio social torna-se num fenomeno de desenvolvimento

"A transformação radical que tem experimentado o mercado de trabalho instalando uma lógica da desigualdade na cidade contemporânea, onde se verifica a existência de um fosso que se vem constituindo cada vez maior, deambulando na ambivalência entre os ricos e uma classe média alta constituída por profissionais da economia baseada no saber, vivendo em condomínios privados ou em zonas finas das cidades então recuperadas, e um resto da classe média cada vez mais alienada, empurrada para os subúrbios, incapaz de comprar casa na cidade e obrigada a admitir uma série de constrangimentos para chegar ao trabalho, sem grandes esperanças relativamente à melhoria real do seu nível de vida.

Sendo um facto, apesar de toda a pujança das cidades e da importância do trabalho para o operário na garantia do seu financiamento, a maior parte deles residem entalados em apartamentos de baixo custo, em bairros ultra degradados, demonstrando uma realidade em que a polarização social é intrínseca à ordem tardo capitalista, onde os trabalhos a troco de baixos salários são chaves para o crescimento económico, transformando-se numa economia que concebe população mal paga, numa vastidão de serviços inerentes.

O que seria de Chicago sem os milhares de mexicanos que se ocupam da limpeza, a segurança ou as tarefas domésticas? O que seria de Paris sem os milhares de magrebinos que se ocupam dos jardins, das lavandarias ou dos supermercados? O que seria de Lisboa sem os africanos e os brasileiros?

Este papel alcançou um crescente protagonismo diante de várias décadas de globalização que propagaram desigualdades sociais desconhecidas no ocidente desde o final da II Grande Guerra. Desigualdades sociais que se materializam no espaço urbano cuja análise deu origem ao conceito de Cidade Dual, sendo esta entendida por uma manifestação contemporânea de uma estrutura urbana social e economicamente polarizada."


Perante toda esta complexidade, será meritório invocar uma análise a estas cidades quase que alheias, ou será negligente preocupar-se com as mesmas quando… tão perto…permitimos a evidenciação deste conceito?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tradutor

Acerca de mim

Maia, Porto, Portugal
A frequentar o mestrado integrado de Curso de Arquitectura, na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto.

Seguidores